Share |

Cantanhede: BE disputa alternativa pela renovação do concelho

Na apresentação da candidatura autárquica em Cantanhede, o candidato à Câmara, Daniel Neves da Costa, deu a conhecer os compromissos do BE para o concelho. Na sua intervenção, o candidato à Câmara afirmou que o BE se apresenta às próximas eleições autárquicas como “alternativa credível, que conta com todos e com todas para a renovação do concelho na sua diversidade, para implementar políticas de inclusão e participação firmes no combate às desigualdades sociais e ativas nos desafios ambientais”.

“O nosso compromisso é o do reforço da democracia local, para isso assumimos como proposta implementar o orçamento participativo em Cantanhede”, apontou o candidato, acrescentando que isso significa “destinar uma parte do orçamento municipal de investimento para obras e projetos que os municípes de Cantanhede sintam necessários”. “O nosso compromisso é o de envolver a comunidade na gestão do que é público, trazendo transparência, inclusão, numa responsabilidade partilhada entre eleitos e eleitores”, frisou.

“Sentimos a urgência em responder ás necessidades de mobilidade da população”, apontou em segundo lugar Daniel Neves da Costa, defendendo o alargamento e melhoria da rede de transportes públicos e também redes cicláveis “que nos permitam circular de forma e segura dentro da cidade e entre as freguesias como alternativa ao automóvel”.Em terceiro lugar, o candidato à Câmara defendeu iniciativas de economia social e solidária e o apoio ao comércio local.

“Quem escolhe Cantanhede para viver precisa de uma oferta alargada de habitação, quer para comprar, quer para arrendar”, indicou em quarto lugar Daniel Neves da Costa, referindo que “há uma imensidade de casas desabitadas e em processo alargado de degradação”. Assim, o BE defende “um plano local de reabilitação do parque público habitacional, bem como apoios públicos para a reconstrução de habitações particulares mais degradadas” e “a constituição de bolsas de terrenos para a construção a preços controlados, que possam ser boas opções para jovens famílias se fixarem em Cantanhede”.

Por último, o candidato bloquista à Câmara de Cantanhede lembrou a tragédia dos incêndios florestais de 2017 e defendeu que “é urgente definir uma estratégia de replantação e diversificação da nossa floresta de modo a nos prepararmos para as vagas de calor que sabemos se tornarão cada vez mais frequentes”.